DEPARTAMENTO FAMÍLIAR (DFAM).
Neste departamento terá três representantes em cada região, seja estado município ou país.
Representantes:
O ministro de estado ou país que representa a CONOMEIB, convocará uma reunião entre os pastores presidentes das igrejas filiadas para escolher três pastores na sua região para representar esta departamento.
Um representante e dois auxiliares.
A representação pelos seus diretores:
O departamento familiar regional criará sua diretoria e Cada diretor deverá manter suas relações abertas com as igrejas filiadas na sua região.
O que vai ser realizado por este departamento:
Seminário para família, encontro de casais, casal coletivo social, aconselhamento para casais e outros.
Em cada região que houver representantes da CONOMEIB deste departamento, em todos os casos de eventos deve ser administrado desta forma quando for solicitado por algum pastor daquela região:
a) O pastor deve comunicar aos representantes do departamento familiar
b) Os representantes comunicarão ao ministro de estado
c) Será convocada uma reunião com os presidentes de ministérios filiados a CONOMEIB.
d) Acertado data local e característica do evento
e) Convocado o promotor nacional de eventos
f) Convocado os outros departamentos da Convenção CONOMEIB.
Da administração dos eventos:
Os presidentes das igrejas juntos com suas lideranças colocará suas igrejas em campanhas de oração e sacrifício para a conquista dos objetivos da realização daquele evento.
Todo evento e suas realizações deve serem documentos para arquivo da CONOMEIB e das igrejas interessadas pelo referido evento.
Custo financeiro da realização:
Deverá haver campanhas de ofertas e outras nas igrejas da região, com antecipação de no mínimo de noventa dias, empresas, estado, município ou federal.
Como realizar os eventos:
Cada pastor junto com os representantes do departamento deverá reunir para organizar e administrar cada evento. Obs. Não podemos por regra por cada pastor é representante de sua instituição, e tem suas doutrinas exclusivas.
Objetivo das campanhas:
Quando for criada uma campanha por qual departamento da CONOMEIB deve ser por motivo evangélico e de missões social.
Não poder para:
a) Para promover política
b) Cargo
c) Família que se considera importante mais do que ouras
d) Eleições mesmo que seja de diretoria da Convenção
e) Favoritismo pessoal
f) Interesse próprio etc...
Sugestão:
Os encontros de casais devem ser feitos por duas etapas
a) Durantes o dia seminário para a família
b) Noite festa de encerramento
Casais que precisam de ajuda:
Quando um casal for comprovado que esta precisando de ajuda os representantes solicita ao pastor de da igreja mais próxima na sua área e determina um conselheiro de sua confiança para tratar daquela família, temos responsabilidades importantes para com estas famílias, Deus abençoa os ensinadores de sua Palavra.
Existem casais que tem problema, mas não deixam que alguém possa lhes ajudar, outros não dividem nem com o seu pastor, e, isto fica muito difícil para ser tratado. Caba o pastor de sua igreja tratar, mas, quando não for o caso nós podemos lhes ajudar de alguma forma.
Pessoas para dá tratamento em casais:
Deve ser selecionada pessoa para este tipo de trabalho, creio eu que todo pastor tem pessoas preparada para isto, mas, se caso não tenha, procure-nos o departamento vai lhes ajudar.
Quando o pastor não conseguir êxito na sua tentativa de reconciliação de um casal e desejar ajuda nós estaremos prontos para agir com amor a obra.
Obs. Não pomos regras de aconselhamento para casais por que cada igreja tem o seu pastor e sua doutrina.
O aconselhamento de casal é uma tarefa diferente de um encontro de casal, pode de um encontro de casal sair vários pontos de aconselhamento familiar.
Assistência a família é uma obra das mais importantes na igreja, quando as famílias não são estruturadas a igreja não tem exemplo, não cresce sólida e não pode ser sal da terra como disse Jesus Cristo na sua Palavra.
Casais que precisam de ajuda:
a) Noivos – o casal de noivos de um aconselhamento preventivo para que possa ter o seu casamento duradouro e feliz,
b) Casais com crise – os casais que tem dificuldades em entendimento e não se compreende, precisa de orientação de um instrutor preparado
c) Casais com filhos de outro Conge
d) Os que moram com sogros
e) Os que têm filhos nas drogas
f) Os que vivem viajando e não tem tempo para o outro
Visão da CONOMEIB neste departamento.
Não temos intenção de interferir nas doutrinas das igrejas filiadas, mas, si, de orientar cada um quando estiver em dificuldade com sua igreja ou alguém precisando de nossa ajuda. Esse é o nosso propósito unir a igreja como um só corpo de Cristo.
Pastor com problema familiar:
Não é só nas igrejas que tem pessoas com problemas familiares, assim os pastores também têm os mesmo e muitas das vezes se em contra em maiores proporções de que um membro, pelo fato de ele ser o cabeça da sua igreja. Muitas vezes ele não pode resolver por ser a pessoa envolvida, e, isto vai causando um grande desgaste na sua vida e na sua igreja, quando ele se dá conta, já esta sem jeito, sua igreja enfraquece ou não cresce, seus membros já não lhe respeitam mais, os seus obreiros que era para lhes ajudar levantam contra si, se a igreja esta com várias filiais o primeiro que acontece é obreiro tomando posse das congregações, o pastor fica depressivo e muitos até morrem, e, isto nós estamos pronto em qual quer departamento desta Convenção para lhes dá apoio e fazer justiça.
Obs. Um pastor disciplinado ou afastado da doutrina de sua igreja ele perde total o controle da instituição.
A família do pastor é a principal coluna administrativa da igreja, quando ele não consegue controlar sua família desaba tudo, procure-nos Deus esta neste propósito.
O departamento Familiar agradece sua compreensão e faça parte desta benção Deus tem muitas coisas importantes para a sua igreja e sua carreira pastoral.
Agradece PR. Presidente Jeseriel N. Cruz